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Coordenador escolar: busque não cometer esses erros


Ser um coordenador pedagógico/diretor pressupõe compreender o ser humano na sua integralidade, observando o momento certo para “ousar e/ou calar”, além de servir aos professores. No entanto observamos que muitos coordenadores pedagógicos/diretores têm dificuldades a superar e acabam cometendo erros que podem gerar ônus tanto na sua liderança como para a escola e para o professor e estudantes. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Gallup 66% dos professores1 se demitem do coordenador/diretor e não da escola. Nesse sentido o coordenador/diretor pode estar cometendo os seguintes erros: - Não realizam feedbacks da forma correta; - Não fazem feedbacks - Não buscam motivar a equipe Erros fatais do coordenador/diretor nas escolas:

  1. Fazer feedback de forma incorreta

Esse é um erro grave que o coordenador/diretor pode cometer, perdendo oportunidades ímpares para servir ao desenvolvimento do professor, além de correr o risco das pessoas com potencial a ser desenvolvido, estarem migrando para outra escola ou gerando ônus.

  1. Não fazer feedback

Outro erro dos coordenadores/diretores é simplesmente deixar o “barco correr” e não aplicar feedback nos professores. Essa situação gera no professor uma sensação de que ele está fazendo tudo certo, assim persistem os erros e os prejuízos educacionais, de gestão e desenvolvimento a todos os envolvidos a curto, médio ou longo prazo.

  1. Não motivar a equipe.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management com 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 brasileiras, concluiu que pessoas motivadas se apresentam 50% mais produtivas, sendo importantes recompensas sociais, simbólicas e não materiais e não apenas recompensas salariais. O ideal seria que cada um cuidasse da sua motivação, no entanto não é isso que acontece na maioria dos casos. Assim é de suma importância que o coordenador/diretor conheça e aplique ferramentas motivacionais no seu time de professores. Mas por que os coordenadores/diretores não aplicam feedbacks de forma correta ou não motivam a equipe?

  1. Porque não sabem. Em muitas formações acadêmicas não se ensina a maneira correta de aplicar um feedback como também motivar a equipe.


  1. Ou porque o coordenador está na sua zona de conforto. Alguns coordenadores/diretores têm o comportamento da acomodação, ou seja, deixa como está.... é função do diretor, da secretaria de educação desenvolver os professores. Mas lhe pergunto: quem está em contato direto com o professor?


  1. Ter foco apenas em resultados. O coordenador/diretor que foca somente em resultados não tem a percepção de que são pessoas que dão os resultados para a escola.


  1. Não ter inteligência emocional para lidar com situações de conflito, baixa produtividade, além de suas próprias demandas pessoais.

Como sanar esse problema?

  1. Estudar sobre o comportamento humano e como esse reverbera na escola tanto positiva quanto negativamente.


  1. Ser um coordenador/diretor mais incomodado buscando sempre criticar o processo e o produto.


  1. Ter conhecimento de ferramentas para motivar a equipe;


  1. Conhecer o perfil motivacional de seus professores;


  1. Buscar desenvolver-se por meio de treinamentos de liderança e inteligência emocional.

Como nos fala sabiamente Bob Chapman em Todos são importantes, 2020: “pegue as pessoas fazendo as coisas certas – assegure-se de que você líder está conectado as suas equipes, ouça-as, compartilhe as suas iniciativas de forma profunda, e identifique as pessoas que estão fazendo a coisa certa. Celebre todo o processo, mesmo os menores avanços.” Investir em coordenadores/diretores assertivos: o caminho do sucesso Captar o que o time necessita para se desenvolver não é uma tarefa fácil. Para tal, os coordenadores/diretores precisam estudar e ter treinamentos que os auxiliem na compreensão de si e do outro, ter estratégias vencedoras, mantendo a equipe motivada e competente. Dra Liliann M. Laviez O Instituto Laviez tem como missão preparar, coordenadores pedagógicos/diretores a alcançarem a alta performance descobrindo a sua melhor versão e dos seus professores, a fim de atingir seus objetivos pessoais e profissionais, além de agir com maestria em uma vida pessoal e profissional com propósito, numa liderança servidora, motivadora e desenvolvedora de pessoas. Assim, pensando em auxiliar sua empresa, sua escola ou município, seus , coordenadores pedagógicos, diretores ou professores atingirem a mais alta performance, o Instituto tem diversos treinamentos de liderança, inteligência emocional entre outros, além de personalizar os treinamentos conforme sua necessidade. Entre em contato e agende uma reunião. www.institutolaviez.com.br WhatsApp: 041 9740 22525 Email: institutolaviez@gmail.com

 
 
 

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