Erros que os melhores líderes jamais cometem
- EXPRESSÃO SITES expressão
- 2 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

Ser um líder pressupõe compreender o ser humano a sua integralidade, observando o momento certo para “ousar e/ou calar”, além de servir aos colaboradores. No entanto observamos que muitos líderes têm dificuldades a superar e acabam cometendo erros que podem gerar ônus tanto na sua liderança, como para a empresa para o colaborador e até mesmo para quem mais ama.
Segundo pesquisa realizada pelo instituto Gallup 66% dos colaboradores se demitem do líder e não da empresa. Nesse sentido o líder pode estar cometendo os seguintes erros:
- Não realizam feedbacks da forma correta;
- Não fazem feedbacks
- Não buscam motivar a equipe
Erros fatais do líder nas empresas
Fazer feedback de forma incorreta
Esse é um erro grave que o líder pode cometer, perdendo oportunidades ímpares para servir ao desenvolvimento de seu liderado, além de correr o risco das pessoas com potencial a ser desenvolvido estarem migrando para o concorrente ou gerando prejuízos para a empresa.
Não fazer feedback
Outro erro dos líderes é simplesmente deixar o “barco correr” e não aplicar feedback nos liderados. Essa situação gera no liderado uma sensação de que ele está fazendo tudo certo, assim persistem os erros e os prejuízos financeiros, de gestão e desenvolvimento a todos os envolvidos a curto, médio ou longo prazo.
Não motivar a equipe.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management com 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 brasileiras, concluiu que pessoas motivadas se apresentam 50% mais produtivas, sendo importantes recompensas sociais, simbólicas e não materiais e não apenas recompensas salariais.
O ideal seria que cada um cuidasse da sua motivação, no entanto não é isso que acontece na maioria dos casos. Assim é de suma importância que o líder conheça e aplique ferramentas motivacionais no seu time.
Mas por que os líderes não aplicam feedbacks de forma correta ou não motivam a equipe?
Porque não sabem. Em muitas formações acadêmicas não se ensina a maneira correta de aplicar um feedback como também motivar a equipe.
Ou porque o líder está na sua zona de conforto. Alguns líderes têm o comportamento da acomodação, ou seja, deixa como está.... é função do RH desenvolver os colaboradores. Mas lhe pergunto: quem está em contato direto com o colaborador?
Ter foco apenas em resultados. O líder que foca somente em resultados não tem a percepção de que são pessoas que dão os resultados para a empresa.
Não ter inteligência emocional para lidar com situações de conflito, baixa produtividade, além de suas próprias demandas pessoais.
Como sanar esse problema?
Estudar sobre o comportamento humano e como esse reverbera no ambiente de trabalho tanto positiva quanto negativamente.
Ser um líder mais incomodado buscando sempre criticar o processo e o produto.
Ter conhecimento de ferramentas para motivar a equipe;
Conhecer o perfil motivacional de seus liderados;
Buscar desenvolver-se por meio de treinamentos de liderança e inteligência emocional.
Como nos fala sabiamente Bob Chapman em Todos são importantes, 2020: “pegue as pessoas fazendo as coisas certas – assegure-se de que você líder está conectado as suas equipes, ouça-as, compartilhe as suas iniciativas de forma profunda, e identifique as pessoas que estão fazendo a coisa certa. Celebre todo o processo, mesmo os menores avanços.” Dra Liliann M. Laviez Assim, pensando em auxiliar sua empresa, seus líderes e colaboradores, atingirem a mais alta performance, o Instituto tem diversos treinamentos de liderança, inteligência emocional entre outros, além de personalizar os treinamentos conforme sua necessidade. Entre em contato e agende uma reunião. www.institutolaviez.com.br WhatsApp: 041 9740 22525 Email: institutolaviez@gmail.com









Comentários